Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Regras de ouro:









- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;

- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;

- Pratique atividade física regularmente.
A VERDADE SOBRE GORDURAS LOCALIZADAS (pneuzinhos e barriga.)

Um dos maiores enganos das pessoas quanto a perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício abdominal vai resolver a questão.

Outro grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente você vai “queimar “ toda a gordura da barriga... e quanto + você fizer abdominais, + você ficará com a “barriga esbelta e definida”. Grande erro! Infelizmente as coisas não funciona assim.

Muitas pessoas já compraram aparelhos abdominais pensando que perderiam peso e não obtiveram nenhum resultado. Não é que aparelhos abdominais não sejam bons. Eles tem o seu papel em um programa de perda de peso, mas não são milagrosos. Então , o que fazer para queimar esta gordura da barriga? Como conseguir uma cintura fina e definida?

A única maneira de perder essa gordura localizada é abaixar o seu percentual de gordura como um todo. Cultivar melhores hábitos alimentares privilegiando frutas e legumes que possuem muitas fibras, reduzir a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios que irão fazer seu corpo começar a queimar a gordura localizada.

OBS: Conscientize que incluindo os exercícios específicos direcionados para trabalhar os músculos abdominais , sozinhos, não vão queimar gordura mas apenas enrijecer a musculatura.

Para você atingir seu objetivo é importante seguir as recomendações abaixo:

Faça abdominais para fortalecimento dos músculos do abdômen. Eles não queimam a gordura mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência de sua cintura. Exercícios aeróbicos são também muito importante, portanto faça-os!

Outro fator causador do aparecimento da barriga é o mal funcionamento intestinal. Para regularizá-lo tomar no mínimo 8 copos de água por dia. Ingerir bastante fibras contidas nas frutas e legumes, cereais e grãos integrais, pois facilita a passagem do bolo fecal pelos intestinos. OBS: Dar preferência para os legumes e verduras crus e ricos em celulose como a couve e todas verduras de folhas verdes. Coma frutas com cascas, pois faz bem ao intestino. Evite alimentos causadores de gases.

Lembre-se as fibras dos legumes , frutas e verduras atuam no organismo como uma vassoura, fazendo assim uma verdadeira limpeza nos intestinos. OBS: As gorduras acumuladas na cintura, principalmente na barriga causa várias doenças tais como: coração, cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer. Portanto ponha seu corpo em movimento, você ganhará saúde e beleza. OBS: Como uma laranja com bagaço diariamente, principalmente com aquela parte branca que fica depois da casca.

Lembre-se: A gordura acumulada na cintura, principalmente no abdômen é prejudicial à saúde e causadora de diversas doenças.
A gordura abdominal é um dos principais riscos à saúde.

Por se encontrar próxima do fígado, do intestino, dos rins e do pâncreas, é conhecida como gordura visceral e pode ser responsável pelo aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras.

Indivíduos que possuem maior concentração de gordura na região abdominal tendem a ter maior quantidade de gordura na circulação; esta gordura pode facilmente se alojar nos vasos sanguíneos, oxidando, e acarretando um processo inflamatório.
Frituras

A perda de nutrientes não é o único prejuízo para quem cede às frituras.

Os perigos à saúde já começam no fogo onde, para conseguir a consistência crocante, a água presente no alimento cede lugar à gordura.

Como se não bastasse, na maioria das vezes, as frituras são provenientes de óleos reaproveitados.

Na prática, a gordura trans ganha mais espaço toda vez que o óleo é reutilizado. A cada aquecimento repetido, outras substâncias maléficas ao organismo também são liberadas.

Você pode incluí-los no cardápio até uma vez por semana, mas opte por somente um tipo de fritura. Não combine, por exemplo, batatas fritas com um bife frito.
Assim você mantém a saúde em dia e não fica com saudade das tentações.
É incrível, mas existem muitas pessoas que fazem de tudo para engordar e não conseguem!

O nosso peso é o resultado do que comemos e gastamos.

Vale todo o conceito do artigo de alimentação saudável para essas pessoas. A diferença é que elas vão consumir mais vezes ao dia e muitas vezes o consumo de suplementos alimentares irão ajudá-los. Porém, devem consultar um nutricionista para definir os melhores alimentos para cada um.

Só não vale consumir alimentos gordurosos e açucarados, pois com isso, podem desenvolver uma doença crônica como colesterol ruim alto ou mesmo hipertensão e diabetes.

Alimentos saudáveis SEMPRE!


Café da Manhã

Quem toma um café da manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais pique e concentração.

Uma fruta, uma xícara de café com leite desnatado e uma fatia de pão integral com presunto magro ou peito de peru é uma ótima pedida para começar bem o dia.

Se não tem apetite quando acorda, comece com a fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte, suco, torrada integral e barrinha de cereais.
Para combater e ajudar a reduzir a celulite e a gordura localizada, procure adotar melhores hábitos alimentares:


•Evite as frituras e os alimentos gordurosos;
•Evite comer alimentos que contenham açúcar refinado;
•Coma muitas fibras, pois elas ajudam a diminuir a absorção da gordura;
•Evite colocar muito sal na comida. O sal faz o organismo reter líquidos, acarretando em um visual "inchado";
•Beba muita água ao longo do dia;
•Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas que só fornecem calorias e nenhum nutriente.


- Seu Corpo -




Ele é o seu patrimônio, seu cartão de visitas para o mundo, seu passaporte para o prazer, a saúde e a também felicidade.

Por isso, nada mais esperto do que cuidar muito bem do seu corpo.

Adote pensamentos e atitudes que vão transformar o modo como você trata dele e prepare-se para se apaixonar por você!