Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NUTRICIONISTA COME DE TUDO SIM!

Quando você pensa em Nutricionista você imagina que seja a pessoa mais monótona em tudo sobre alimentação, não come doces, não toma refrigerante, não faz nada e passa correndo dos fast foods, pizza nem pensar!

Acontece que isso não existe. A diferença dos BONS Nutricionistas à pessoas comuns, digo, pacientes em geral, é que os Nutricionistas sabem comer, sabem que o doce faz parte da alimentação assim como a gordura também, afinal, os lípidos possuem uma importância biológica como reserva energética, funções hormonais, entre outras; o cérebro precisa de glicose constantemente.

Não há alimento totalmente proibido, ressalva em algumas patologias. Até fibras em excesso pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes. Então vejamos, o que existe são alimentos que são mais saudáveis merecendo destaque [frutas, legumes, verduras] e por isso enfatizamos sempre, e outros de menos importância [doces, salgados, etc] que precisam ser moderados. Balancear é sempre a questão.

Ao comer uma pizza ou até mesmo aquele refrigerante de domingo, o melhor é procurar uma forma de eliminar todo esse excesso de calorias no dia seguinte pra não trazer problemas depois [problemas da consciência pesada]. Gastar mais do que se ingere faz você perder peso! E balancear o que se come, também faz bem pra sua saúde! Nós, Nutricionistas, fazemos isto! O nosso mundo não é legumes e flores...sabemos o que faz mal e o que faz bem, comemos de tudo, tudo mesmo, porque estudamos alguns bons anos pra isso!

Nutricionistas sabem a importância de cada alimento e não vão te proibir de nada, apenas te ensinar a comer. Este é o único problema, poucos conseguem comer uma só porção de doce, ou um pouco de batata frita, ou um copo de refrigerante... então aprenda com um Nutricionista como você pode viver comendo de tudo, claro!

Ninguém precisa se privar de nada, comer é um dos maiores prazeres e ficar frustado porque tem que parar de comer algo que gosta mesmo sendo calórico, isso não combina com a vida, e eu não vou deixar de tomar o sorvete, ou comer aquela pizza, só porque sou nutricionista!
É ensinar a comer e não proibir de comer!

Nem só de fruta vive o homem, de algumas batatinhas e jujubas também, poucas porém! Eu disse...poucas e moderadas! :)

Cuide-se com um Nutricionista!
Você é o que você SABE, comer!
Dicas para Perda de Gordura


- Exercícios físicos, especialmente os mais intensos, necessitam de carboidratos para execução. Assim, deixar de comer não aumenta a queima de gordura e é bastante perigoso. O jejum leva a perda de músculos e a desmaios. Não faça as aulas sem ter comido nas últimas 2 a 3 horas!


- Não fique em jejum mais de 4 horas, o que irá desacelerar o ritmo do seu metabolismo, dificultando a perda de peso.

- Não se alimentar depois das aulas também é um erro. Acaba aumentando a fome nas horas seguintes e piora a recuperação muscular. O resultado é flacidez por perda de massa muscular. A gordura, que deveria ser perdida, acaba preservada.

- Evite excesso de calorias: açaí, frituras em geral, refrigerantes e outras bebidas comuns (com açúcar), sobremesas açucaradas, rodízios, fast-foods, buffets livres, molhos gordurosos.

- Não deixe os excessos do fim de semana “botar a perder” todo o esforço do meio da semana. Você não precisa se proibir de comer guloseimas, mas também não vale exagerar.

- Inclua legumes e verduras aos pratos de almoço e jantar. Esse é um modo de reduzir o índice glicêmico dos carboidratos, o que ajudaria no emagrecimento
ENTENDA QUAL O SIGNIFICADO DE UMA DIETA:


Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.

Para seguir uma dieta, convém consultar um nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.

A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma dieta restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos.

Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-protéicas e o excesso de peso ou obesidade.

Diversas dietas tornaram-se populares nas últimas décadas, algumas passageiras, outras polêmicas e outras com maior comprovação científica.

"A palavra DIETA vem do grego que significa modo de vida, dia após dia, semana após semana, bem diferentes das dietas que a mídia nos impõe". É muito comum as pessoas cometerem erros, como deixar de comer e ficar várias horas sem se alimentar, fazendo com que o organismo faça um estoque de gordura até para ter como uma fonte energética ou mesmo por questão de sobrevivência. Quer uma dieta? Então procure um Nutricionista, faça a coisa certa e cuide da sua alimentação como você deveria cuidar da sua saúde.