Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

sábado, 11 de agosto de 2012

Porque é importante o que comemos?

Existe um crescente interesse pelo entendimento do papel da dieta na saúde. É agora conhecido, com base em estudos científicos, que certas dietas ou hábitos alimentares podem causar ou prevenir um enorme número de doenças, em geral as denominadas doenças comuns ou multifactoriais. E mesmo em relação às doenças genéticas ou mendelianas, a nutrição pode regredir ou acelerar o seu desenvolvimento.

Porque é que a dieta pode influenciar o estado de saúde?

De uma forma simples, pode-se explicar da seguinte forma: assim como quando se toma um medicamento, de forma regular, este exerce sobre nós o seu efeito terapêutico e quando se toma um veneno, de forma regular, este intoxica-nos rápida ou lentamente, da mesma maneira o que ingerimos na nossa dieta, seja líquido ou sólido, de forma regular, também irá influir sob o nosso equilíbrio interno, modificando o correcto funcionamento do organismo tanto física como psicologicamente, conduzindo ao fim de um determinado período do tempo ao aparecimento de patologias crónicas ou à alteração do nosso comportamento, humor ou forma como interpretamos o mundo à nossa volta.

Por tudo isto é fácil de entender que, na maioria das vezes, não se pode tratar uma pessoa doente sem modificar a sua dieta. Podemos até conseguir fazer desaparecer os sintomas mas não vamos atingir o estado de equilíbrio sustentado e, mais cedo ou mais tarde, a doença voltará a manifestar-se no mesmo local ou não. No entanto será gradualmente cada vez mais grave, mais dificil de reverter.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cuidado com o rótulo dos alimentos:

Passeando pelos supermercados encontramos muitas variedades de alimentos light, diet, sem açúcar ou com outras descrições que muitas vezes confundem o consumidor por nem sempre serem indicados àquilo que este busca. No Brasil, as normas de alimentos light e diet são ditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). De acordo com o órgão, o termo diet pode ser utilizado em alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros, alimentos para dietas com ingestão controlada de nutrientes (para manutenção de peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão de açúcar, sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.

Lembrar então que todo produto diet devem ter isenção de algum nutriente (por exemplo sacarose). Porém, para conservar o sabor e a textura sempre outro nutriente é adicionado em seu lugar. Por isto, nem sempre o alimento diet apresenta menos calorias. Além de ler a parte da frente da embalagem leia também a lista de ingredientes.

Outro erro comum é escolher um produto que contém no rótulo a palavra light achando que não conterá nenhum tipo de açúcar. De acordo com a ANVISA alimentos light são aqueles com redução mínima de 25% em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento. Já o requeijão light tem menos gordura e por isto é menos calórico. Mas veja que o nutriente modificado era a gordura e não o açúcar.

Vejamos a barra de cereal Trio banana com aveia e mel light. A mesma fornece apenas 68kcal por porção (1 banana grande fornece cerca de 100 kcal), porém vejamos a lista de ingredientes da barra em questão: Glicose, flocos de três cereais (arroz, trigo e cevada), maltodextrina, aveia em flocos, purê de banana, banana passa, mel, óleo de palma, sal, estabilizantes lecitina de soja e bicarbonato de sódio, vitaminas C e E e antioxidante natural tocoferol. A mesma é rica em açúcares (glicose, maltodextrina, mel) e em grande quantidade. É importante lembrar que a lista de ingredientes vem por ordem de grandeza. Ou seja, o nutriente em maior quantidade é a glicose. Péssima notícia para aqueles tentando emagrecer, diabéticos ou intolerantes à glicose.

A dica é fácil, se você quiser fugir destas armadilhas sem ficar se preocupando com os rótulos dê preferência aos alimentos in natura, como castanhas, frutas, preparações com carboidratos de baixo índice glicêmico (aveia, quinua, chia, batata doce, cará), peixes feitos em casa com temperos naturais (alho, cebola, açafrão, orégano). Assim, você tem mais saciedade, controla o seu peso e diminui o risco de doenças como o diabetes e os problemas cardiovasculares.