Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Se você quer ganhar peso, siga as 8 dicas a seguir para engordar de maneira saudável:















1. Ingira mais calorias
O princípio básico para engordar é ingerir mais calorias do que você gasta. Procure comer porções maiores do que comia antes, mas saiba escolher os alimentos, para engordar sem arruinar sua saúde. E não se esqueça de comer seis vezes ao dia, sempre incluindo carboidratos e gorduras saudáveis, que são mais calóricos e estimulam o apetite. O ideal é que você faça três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches (nos intervalos entre uma refeição e outra).

2. Faça escolhas inteligentes
Ao invés de comer só pão, escolha derivados do leite, peixe, carne e ovos, por exemplo. Coma também alimentos com elevado teor de proteínas, como feijão, legumes e ervilha, e alimentos com alto teor de amido, como batatas, arroz e mandioca. Castanhas, amendoim e nozes são ótimos alimentos calóricos e saudáveis para servir de lanche para quem deseja engordar.

3. Proteína é muito importante
A maioria das calorias que contribuem para o ganho de peso é proveniente de carboidratos e gorduras, mas o seu corpo necessita de uma grande quantidade de proteína para construir novos músculos. Portanto, não substitua os carboidratos e gorduras por proteínas, mas aumente o consumo das mesmas.

4. Faça vários lanches
Faça vários lanches durante o dia, com alimentos que podem te ajudar a ganhar peso e não prejudiquem a sua saúde. Consuma queijo, frutas secas, e barras de cereais, por exemplo.
Evite hambúrgueres, batatas fritas e fast food em geral. Você engordará, mas não se manterá saudável, pois ganhará gordura abdominal e colesterol.

5. Líquidos também engordam
Não são só os sólidos que contribuem no ganho de peso. Os líquidos também! Por isso, beba uma grande quantidade de líquidos que fornecem nutrientes e calorias, como leite, iogurte, sucos de frutas e compostos de alta caloria, por exemplo.

6. Intensifique os exercícios
Fazer aeróbica é ótimo? Não para engordar!
Você precisa de exercícios anaeróbicos e intensos para ganhar massa muscular. São exercícios que envolvem pesos, aparelhos de academia. Os exercícios aeróbicos, como corridas, devem ser mais leves.

7. Usar suplementos ou não?
Em algumas situações, suplementos alimentares podem ajudar a ganhar peso, principalmente no caso de atletas. Porém, devem ser usados com cuidado e com acompanhamento de um nutricionista. Não consuma nenhuma substância por conta própria e nem siga conselho de amigos sob risco de colocar sua saúde em risco. Consulte um profissional.

8. Não desista!
Pode demorar um pouco, geralmente alguns meses, para que você perceba mudanças no seu peso. Algumas pessoas ficam frustradas logo no início e desistem das medidas que estão tomando para engordar antes dos resultados começarem a aparecer.

Porém, seu corpo só responde a um esquema consistente. Nenhuma alimentação para ganhar peso funciona se você não a segue de modo regular.

Fatores hereditários são realmente importantes na determinação do seu peso, mas por meio de dietas e exercícios você pode mudar isso.
Bronzeado e Vitaminas!!!














Suco natural de laranja, cenoura e maçã:

Ingredientes:

- 5 cenouras
- 2 maçãs
- 1 laranja

Preparação:

Lavar muito bem as cenouras ou em alternativa usar um descascador de cenouras.
Cortar longitudinalmente as cenouras.
Lavar as maçãs e cortá-las em quartos, com as sementes também.
Descascar a laranja e cortá-la em quartos.

Triturar tudo na centrifugadora.
Colocar em jarra ou copos grandes, com gelo e folhas de hortelã.

Servir de imediato.
Suco Desintoxicante:














Ingredientes:

- 1 cenoura crua
- 1 colher de (sopa) de salsinha
- 1 colher de (sopa) de couve
- ½ maça
- 150ml de água

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva gelado

Dica: energético, bom para a pele, diurético e auxilia na circulação sanguínea, tanto quanto no combate à celulite.

DICAS VALIOSAS:


















Nunca pule o café-da-manhã:

Pesquisas comprovam que quem toma um bom café-da-manhã perde peso. Já as pessoas que pulam a refeição acabam consumindo mais calorias durante o dia.


Coma na hora certa:

Faça seis pequenas refeições diárias e não fique sem comer por mais de quatro horas. Após esse tempo, o organismo pisa no freio e começa a economizar calorias. Mas é importante prestar atenção às quantidades para não extrapolar e comer ainda mais.


Escolha os melhores carboidratos:

Os carboidratos de baixo índice glicêmico (grãos e massas integrais, legumes, verduras, frutas) mantêm estáveis os níveis de insulina, prolongando a saciedade. Os carboidratos refinados (arroz branco, açúcar e doces), com alto valor glicêmico, são digeridos com uma maior velocidade.


Consuma proteínas magras:

As proteínas (ovos, carnes magras, soja, feijões e laticínios) são essenciais porque facilitam a constituição de músculo magro. Além do mais, diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos, prolongando a ativação metabólica. Atenção: opte por carnes magras. A gordura na proteína atrapalha a absorção de nutrientes, além de tornar o alimento mais calórico.


Durma pelo menos oito horas por noite:

Dormir apenas cinco horas por noite está muito longe da qualidade de sono da qual seu corpo necessita e ainda afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo de fome e saciedade. Como consequência, você desconta o cansaço na comida, principalmente nos doces, o que equivale a ativar o botão do comando estocar gordura. Sem nenhum valor nutricional, o açúcar é rapidamente absorvido e transformado em tecido adiposo (gordura)!


Pratique exercícios aeróbicos:

Pular corda, subir escadas, caminhar, dançar... A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso do plano de ativar o metabolismo.


Mexa-se e ganhe músculos:

Além de deixar suas pernas torneadas e seu bumbum definido e durinho, a massa muscular aumenta o gasto calórico. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia por dia para se manter do que o tecido adiposo.


Beba dois litros de água por dia!




Agora que já emagreceu, mantenha o Peso!

- Seja persistente. Depois de um tempo o seu metabolismo se adapta e os novos hábitos alimentares se consolidam.

- Sempre que descobrir uma receita deliciosa e com poucas calorias, anote-a em um caderno. Com o tempo, você terá o seu livro de receitas saudáveis, um grande aliado na manutenção do peso.

- Truque da geladeira: ponha uma foto sua esbelta na porta da geladeira. Sempre que resolver atacar o pudim ou outra gostosura, pare diante do retrato e reflita: quer continuar assim, certo? Então, coma apenas uma fatia.

- Truque do guarda-roupa: doe ou ajuste suas roupas antigas. Guardar peças largas é como dizer ao seu cérebro que talvez um dia você volte a engordar. O maior manequim no seu armário deve ser o atual.

- Para combater a flacidez e queimar calorias, exercite-se.

- A calça está apertada? Nada de deixá-la no fundo do armário. Use a peça como estímulo para fechar a boca e voltar ao seu peso anterior.

- Agora, esqueça as proibições. Doces, salgados, frituras são permitidos, desde que esporadicamente e sempre em quantidades bem reduzidas.

- Para ter certeza de estar realmente mantendo o peso, suba na balança semanalmente ou a cada 15 dias. E lembre-se dos "falsos alarmes": o peso pode variar durante o mês. Algumas mulheres têm propensão a reter líquidos durante a TPM, o que pode fazer o ponteiro subir um pouco no período.


Pense como Magra

- Imagine-se esbelta. Esse exercício ajuda a tornar realidade o que deseja, além de deixá-la consciente de seus objetivos.

- Beba muita água. Além de ser fundamental para hidratar o corpo, a água diminui a sensação de fome.

- Para controlar o emagrecimento, confira seu peso uma vez por semana, de preferência na mesma balança, com o mesmo tipo de roupa e no mesmo horário.

-No início da dieta é normal emagrecer mais. Depois, a perda de peso tende a se tornar lenta.

-Travessa de comida na mesa é um convite para repetir. Experimente deixar tudo na panela em cima do fogão e ir para a mesa já com o seu prato feito.

- Ao invés do prato raso normal, use dois de sobremesa: um para a salada e o outro para a comida quente. Assim, fica mais fácil controlar o que você come.

- Pratique exercícios físicos, de preferência uma atividade com a qual se identifique. Caminhada, hidro... você escolhe!

- Não gosta de academia? Ligue o som e dance!



Táticas infalíveis

- Conheça os alimentos. Leia o rótulo e informe-se sobre a quantidade de calorias e gorduras de cada porção.

- Alimentos ricos em fibras mantêm o bom funcionamento do intestino. A quantidade diária ideal pode ser obtida com cinco frutas e vegetais e seis tipos de grãos, entre cereais e leguminosas.

- As fibras também garantem um aumento da saciedade - ao entrar em contato com a água, incham e fazem volume no aparelho digestivo.

- Dê um basta nas frituras, verdadeiras bombas calóricas. Prefira cozinhar, assar ou grelhar os alimentos.

- Compre lanchinhos light - barras de cereais, frutas secas, biscoitos integrais, etc. - para levar na bolsa ou guardar na gaveta do trabalho.

- Cuidado com o excesso de sal ou alimentos industrializados - são ricos em sódio, substância que faz o seu corpo reter líquido e inchar.

- Exagerar na cervejinha é uma roubada. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e sempre vêm acompanhadas por pasteizinhos e outros petiscos.

Anote num caderno tudo o que você comer durante o dia. Esse hábito irá ajudá-la a identificar e corrigir os excessos. Não deixe nada de fora! Após uma semana, avalie o seu cardápio.