Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Poder dos Alimentos Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Eles são moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, tornando-os inofensivos.

O nosso organismo precisa ser desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos específicos, como frutas e hortaliças, ou podem ser artificialmente adicionados às refeições.

Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a ocorrência dessas doenças.