Nutrição e Saúde

Minha foto
Nutricionista - Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva - Atendimento em Consultório particular - Méier As consultas nutricionais oferecem: - Atendimento individualizado - Avaliação física - Avaliação clínica - Avaliação alimentar - Prescrição dietética personalizada - Orientação nutricional específica - Reeducação nutricional - Tratamento adequado ao indivíduo e sua condição de saúde.

sábado, 11 de agosto de 2012

Porque é importante o que comemos?

Existe um crescente interesse pelo entendimento do papel da dieta na saúde. É agora conhecido, com base em estudos científicos, que certas dietas ou hábitos alimentares podem causar ou prevenir um enorme número de doenças, em geral as denominadas doenças comuns ou multifactoriais. E mesmo em relação às doenças genéticas ou mendelianas, a nutrição pode regredir ou acelerar o seu desenvolvimento.

Porque é que a dieta pode influenciar o estado de saúde?

De uma forma simples, pode-se explicar da seguinte forma: assim como quando se toma um medicamento, de forma regular, este exerce sobre nós o seu efeito terapêutico e quando se toma um veneno, de forma regular, este intoxica-nos rápida ou lentamente, da mesma maneira o que ingerimos na nossa dieta, seja líquido ou sólido, de forma regular, também irá influir sob o nosso equilíbrio interno, modificando o correcto funcionamento do organismo tanto física como psicologicamente, conduzindo ao fim de um determinado período do tempo ao aparecimento de patologias crónicas ou à alteração do nosso comportamento, humor ou forma como interpretamos o mundo à nossa volta.

Por tudo isto é fácil de entender que, na maioria das vezes, não se pode tratar uma pessoa doente sem modificar a sua dieta. Podemos até conseguir fazer desaparecer os sintomas mas não vamos atingir o estado de equilíbrio sustentado e, mais cedo ou mais tarde, a doença voltará a manifestar-se no mesmo local ou não. No entanto será gradualmente cada vez mais grave, mais dificil de reverter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário